Jogos Abertos definem campeões no vôlei de praia e futevôlei

30/05/2016
Jogos Abertos definem campeões no vôlei de praia e futevôlei

Por Tamíz Freitas


Os Jogos Abertos do Ipojuca começaram em abril deste ano e, até o último final de semana, já haviam sido conhecidos os campeões de quatro modalidades (Jiu-jitsu, Karatê, Muay Thai e Society), quando se juntaram à lista os vitoriosos Devidy e Lug, do Vôlei de praia, e Cinho e Haroldo, do Futevôlei. As modalidades foram disputadas na Praça 03, em Porto de Galinhas e contaram com participantes de diferentes distritos ipojucanos.

No domingo (29), as quadras de areia da Praça 03 cederam espaço aos atletas do futevôlei. E com o tempo nublado, com direito a chuva fraca em alguns momentos, a temperatura não atrapalhou o desempenho dos atletas. Com direito a pontos por “shark attack” (ataque à bola com a sola do pé) e pela conhecida “bicicleta” importada do futebol, os jogos foram disputadíssimos. Na quadra de apoio aos treinos, houve ainda a participação feminina na modalidade esportiva.

Dezesseis duplas entraram na corrida para levantar a taça e os embates foram acirrados, especialmente o último, entre o campeão do ano passado, Júnior, e Douglas contra Cinho e Haroldo. A disputa foi de ponto a ponto, com oscilações emocionantes no placar, que terminou em 18x15 para Cinho e Haroldo. “Ano passado eu fiquei em terceiro por ter de formar a dupla de última hora, já neste ano, pude jogar com meu parceiro de longa data e que se superou, pois mesmo fora das quadras há um ano, foi essencial à vitória”, destacou Cinho. O bronze foi para Eudes e Jairo, este que já foi campeão pelo futebol society nesta edição dos Jogos.

Já no sábado (28), mesmo sob o sol escaldante, os atletas do vôlei de praia não se intimidaram e fizeram bonito com belíssimos ataques e defesas praticamente impossíveis. Ao todo, dezesseis duplas disputaram entre si durante três rodadas cada até os dois melhores de cada chave chegarem às quartas de final e, posteriormente, às semifinais e à grande final. Os jogadores estavam com níveis muito semelhantes e a maioria dos jogos teve sets com resultados apertados.

A dupla vencedora, composta por Devidy e Lug, enfrentou os experientes rivais Prédio e Alemão na partida final e, apostando na sequência de saques estratégicos, venceu por 21x13. Logo no início da manhã, Devyd comentou com o parceiro Lug: “nunca me preparei tanto para um campeonato como dessa vez, quero esse título”. Pelo visto, os treinos valeram à pena e eles levaram a medalha de ouro. O terceiro lugar ficou com o campeão da edição passada dos Jogos Abertos, Roberto, e seu parceiro Paulinho.

No sábado (28), além das disputas pelo voleibol, houve ainda uma sessão de demonstração do frescobol, com a participação da Associação Pernambucana de Frescobol (Apef), através dos esportistas Ricardo Chagas, Isabel Verçosa e Diego Lopes. Alguns torcedores, além dos jogadores à espera das suas partidas, participaram do treino sob a instrução dos atletas pernambucanos. Thomás dos Santos, 8, gostou de ter participado desse momento de iniciação à prática esportiva. “É a primeira vez que joguei e, embora seja difícil, acho que aprendo mais se continuar praticando”, opinou.


Outras notícias